excreção
Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele.
EXCREÇÃO NOS INVERTEBRADOS
Nos poríferos e cnidários não há sistema excretor e a excreção é feita por meio da difusão, através da superfície do corpo, das substâncias a serem eliminadas.
Os platelmintos realizam a excreção por células-flama, células especializadas que absorvem do organismo as excretas e a água em excesso
Na maioria dos anelídeos existem estruturas denominadas nefrídios, tubos com uma boca afunilada e ciliada que se abre no celoma e recolhe as excretas e o excesso de água do organismo. A outra extremidade dos nefrídios se abre na superfície do corpo em um poro excretor. Os moluscos apresentam estruturas idênticas, Mas que retiram as excretas do sangue do animal.
Nos insetos nos miriápodes e em alguns aracnídeos, a excreção é realizada por um conjunto de tubos, os tubos ou túbulos de malpighi, que absorvem excretas do sangue, lançando-as no intestino.
Os crustáceos eliminam as excretas através da glândula verde ou antenária (na cabeça).
Sistema urinário humano
Urina
A urina é composta de aproximadamente 95% de água. As principais excretas da urina humana são: a uréia, o cloreto de sódio e o ácido úrico.
O sistema urinário
A eliminação da urina é feita através do sistema urinário. Os órgãos que compõe o sistema urinário são os rins e as vias urinárias.
As vias urinárias compreendem o ureter, a bexiga e a uretra.
O aparelho urinário tem a tarefa de separar do sangue das substâncias nocivas e de eliminá-las sob a forma de urina. Compõe-se ele dos rins, que filtram o sangue e são os verdadeiros órgãos ativos no trabalho de seleção das substâncias de rejeição; dos bacinetes renais com os respectivos ureteres, que conduzem a urina até a bexiga; da bexiga, que é o reservatório da urina; da uretra, canal mediante o qual a urina é conduzida para fora.