CIRCULAÇÃO E EXCREÇÃO
TURMA: 2ª ANO.
Emanuela Goulart, Camila Machado.
Constituição do sistema circulatório O sistema circulatório, responsável pela circulação do sangue, é constituído: – por vasos sanguíneos, que levam o sangue até todas as células do organismo; – e por um órgão musculoso, que propulsiona o sangue, formando a corrente sanguínea: o coração.
VASOS SANGUÍNEOS
Os capilares são vasos muito finos, constituídos por uma parede com uma só camada de células. Permitem o intercâmbio de diversas substâncias, oxigénio, dióxido de carbono, nutrientes e hormonas, com os tecidos e as células.
VASOS SANGUÍNEOS
As artérias são vasos
com paredes resistentes, espessas e elásticas, constituídas essencialmente por células musculares. Têm como função transportar o sangue sob pressão, do coração a todas as partes do corpo.
VASOS SANGUÍNEOS
As veias são vasos de grande calibre, com paredes finas, que funcionam como reservatórios de sangue. Estes vasos apresentam válvulas venosas, que obrigam a que a circulação se efetue num único sentido. As veias conduzem o sangue de todas as partes do corpo, de volta ao coração.
CORAÇÃO
O coração é dividido em quatro câmaras: átrio direito (AD) ventrículo direito (VD) átrio esquerdo (AE) ventrículo esquerdo
(VE)
CORAÇÃO
4 VALVULAS:
• A valva tricúspide regula o fluxo do sangue entre o átrio direito e o ventrículo direito.
• A valva pulmonar se abre para permitir ao sangue fluir do ventrículo direito aos pulmões. • A valva mitral regula o fluxo do sangue entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. • A valva aórtica permite ao sangue fluir do ventrículo esquerdo à aorta ascendente.
CIRCULAÇÃO
CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA
• A circulação sanguínea divide-se em duas fases: a grande circulação e a pequena circulação. • Na grande circulação o sangue arterial sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta e dirige-se a todas as partes do