farmacocinetica
Índice
[esconder]
1 Fases
1.1 Absorção
1.1.1 Efeito de primeira passagem
1.2 Distribuição
1.3 Biotransformação
1.4 Excreção
2 Bibliografia
Fases[editar | editar código-fonte]
As fases da farmacocinética são:
Absorção[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Absorção farmacológica
É a primeira etapa que vai desde a escolha da via de administração até a chegada da droga à corrente sanguínea. Vias de administração como intravenosa e intra-arterial pulam essa etapa, já que caem direto na circulação. Alguns fatores interferem nessa etapa como pH do meio, forma farmacêutica e patologias (úlceras por exemplo).
A característica química do fármaco interfere no processo de absorção.
Efeito de primeira passagem[editar | editar código-fonte]
É a metabolização do fármaco pelo fígado e pela microbiota intestinal, antes que o fármaco chegue à circulação sistêmica. As vias de administração que estão sujeitas a esse efeito são: via oral e via retal (em proporções bem reduzidas).
Distribuição[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Distribuição farmacológica
Etapa em que a droga é distribuída no corpo através da circulação. Ela chega primeiro nos órgãos mais vascularizados (como sistema nervoso central, pulmão, coração) e depois sofre redistribuição aos tecidos menos irrigados (tecido adiposo por exemplo). É nessa etapa que a droga vai chegar ao local onde vai atuar. Interferem ainda nessa etapa baixa concentração de proteínas plasmáticas (necessárias para a formação da fração ligada) como desnutrição,