excreção
1. Há 3 tipos de excreta: amônia, ureia e ácido úrico.
2. Animais que tem a amônia como excreção são os aquático, pois é uma substância altamente toxica e solúvel. Que precisa de grande quantidade de água para ser eliminada. Animais que excretam amônia são chamados amoniotélicos.
3. Animais terrestres transformam amônia em ureia ou acido úrico, pois essas substâncias por serem menos toxicas que a amônia, pode ser acumuladas temporariamente no corpo e excretada em soluções concentradas, sem que haja grande perda de água.
4. Animais que tem a ureia como excreção, são os mamíferos e anfíbios adultos, sendo eliminada dissolvida em água, formando a urina. Animais que excretam ureia são chamados ureotélicos (repteis como tartaruga).
5. O acido úrico é o principal excreta dos insetos, caramujos terrestres, aves e repteis (lagartos e cobras), sendo eliminado juntamente com fezes. Animais que excretam acido úrico são chamado de ureotélicos.
6. Animais que não possuem órgãos excretor coo esponjas e celenterados, as células do corpo desses animais eliminam os excretas diretamente na agua.
7. Órgãos nefridiais: protonefridios e metanefridios
7.1. Protonefrídios: Estão presentes nos platelmintos. São compostos por diversos tipos ramificados ligados e células especializadas, que são as células-flama. As células-flama removem agua e excreta dos espaços entre as células e lançam essas substancias nos tubos com os quais se comunicam. O batimento de um tufo de cílios presente nas células-flama impulsiona os excretas até os poros excretores que se abrem na superfície do corpo.
7.2. Metanefrídios: Estão presente nos anelidios e moluscos. Se difere dos protonefrídios por ser tubos abertos nas duas extremidades. Uma das aberturas é o nefróstoma que absorve o fluido presente na cavidade celomática, conduzindo-o através do tubo que constitui o metanefrideo. A outra abertura e o nefrideóporo localizado na superfície do corpo, e é por onde sai a excreção.
8. Glândulas