Exclusão Social Portadores HIV/AIDS
Ao nos depararmos com o tema de exclusão social para o trabalho da cadeira de Psicologia Social, optamos por abordar os indivíduos portadores do HIV / AIDS. Para tanto, nos propusemos, através, de referência teórica visando fornecer um pequeno histórico sobre o que é HIV / AIDS, seu surgimento, tratamento, e finalmente a sensação de exclusão por que passam o grupo de pessoas infectadas, seja pelo preconceito ou limitações enfrentadas.
Posteriormente efetuamos uma pesquisa de campo junto a instituição DIET mostrando seu surgimento e o trabalho de apoio oferecido a esse grupo de pessoas.
Encerrando o trabalho foram realizadas entrevistas com portadores do HIV / AIDS que recebem apoio deste instituto, onde tentamos detectar o sentimento de exclusão sofrido na família, trabalho e na sociedade como um todo.
2 REVISÃO TEORICA
2.1 DEFINIÇÃO DE HIV
HIV é a sigla inglesa do vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS ataca o sistema imunológico, que é responsável por defesa do organismo contra as doenças. Ser portador do HIV não significa ter AIDS.
Ser soropositivo não significa necessariamente desenvolver a doença pois existem muitos soropositivos que vivem durante anos sem apresentar os sintomas cabendo ressaltar podem transmitir o vírus a outros por relações sexuais desprotegidas por compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.
2.2 DEFINIÇÃO DE AIDS (SIDA)
A AIDS define-se como sendo o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico causado pelo HIV. O vírus do HIV ataca as células de defesa do corpo ficando o organismo mais vulnerável as diversas doenças de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer prejudicando inclusive o tratamento dessas doenças.
Até algum tempo atrás quando se recebia o diagnóstico de AIDS era comprovável a uma sentença de morte.
Hoje em dia é possível ser soropositivo e viver com uma