O Pior sintoma da Aids é o Preconceito”
Discentes: Laís Oliveira e Camila Medeiros
Tema do Projeto: “O Pior sintoma da Aids é o Preconceito”
Apresentação: Apresentação: O presente trabalho é fruto do processo da observação em campo de estágio do Hospital Universitário de Juiz de Fora, nas unidades Santa Catarina e Dom Bosco. Deste modo, através das abordagens realizadas pelo Serviço Social com os pacientes HIV, percebeu-se que para além das demandas recorrentes destes usuários, a grande maioria destacava a questão do preconceito como uma das formas mais delicadas de se lidar quando se refere ao vírus. Assim a elaboração do projeto " O Pior sintoma da Aids é o Preconceito”", foi realizado tendo como enfoque, abordar a questão do preconceito sofrido pelos pacientes soropositivos, com o intuito de proporcionar para estes usuários um espaço em que os mesmos possam expor seus questionamentos e dúvidas, mais que também possa ser um momento para a promoção de saúde, aproveitando a oportunidade para repassar questões importantes acerca do HIV. A equipe do grupo de educação em saúde, será composta por um grupo de acadêmicos do Serviço Social, Psicologia, Enfermagem e Medicina, que integralmente irão buscar propostas diferenciadas para conseguir abarcar o público alvo.
Público Alvo: O projeto a ser desenvolvido terá como objetivo abarcar os pacientes portadores do vírus HIV que se encontram internados na enfermaria da DIP (Doenças Infecto Parasitárias), do Hospital da Universidade Federal de Juiz de Fora, na unidade Santa Catarina.
Objetivo Geral:
Tendo a finalidade de desempenhar uma proposta de educação em saúde, o projeto “O Pior sintoma da Aids é o Preconceito” prevê a realização de um trabalho direcionado aos pacientes que possuem o vírus HIV, enfocando o estigma que há em torno da doença, assim como as mudanças que perpassam sua vida após a