Excisão Feminina
Integração
Professora: Sandra
Cabrita
Excisão Feminina
Trabalho realizado por:
Andreia Soares nº7
Inês Piedade nº17
Valdemira Rosa nº26
10ºCPTS
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Área de
Integração.
Neste trabalho vamos falar um pouco sobre a excisão feminina, alguns riscos associados, explica no que consiste, como é realizado e alguns países que praticam esse ato.
Esperemos que aprendam e que se sintam tocados por algumas
Excisão Feminina
– O que é?
A excisão feminina é uma prática em que uma parte ou a totalidade dos órgãos sexuais de mulheres e crianças são removidos.
Segundo as várias tradições são removidos o clítoris ou os lábios vaginais. Uma das práticas de maior gravidade, chamada infibulação. Excisão Feminina –
O que é?
Esta prática é levada a cabo em várias idades, desde depois do nascimento até à primeira gravidez. Como é praticada a excisão feminina?
A maioria dos casos são realizados por mulheres da comunidade em que vive a mulher ou criança, com instrumentos de corte inapropriados (faca, caco de vidro, ou navalha). Estes instrumentos são raramente esterilizados e anestesiados, podendo levar à transmissão da SIDA, ou à morte.
Efeitos da excisão feminina Os efeitos da excisão podem, levar à morte.
Na maioria dos casos, os efeitos consistem em infeções crónicas, sangrar intermitentemente, abcessos e pequenos tumores benignos no nervo, causando desconforto e extrema dor.
Efeitos sobre a sexualidade A excisão pode tornar a primeira relação sexual da mulher muito dolorosa, sendo mesmo perigosa no caso da mulher sofrer um corte aberto. Em certos casos, as relações sexuais das mulheres continuam dolorosas ao longo da vida. Porque se faz a excisão?
Muitas vezes são os pais que pagam ou iniciam a “prática”, para que as filhas possam casar com homens que não aceitariam mulheres não circuncisadas.
Algumas