Excisão ou mutilação genital feminina
ÁREA DE COMPETÊNCIAS-CHAVE: Cidadania e Profissionalidade
DOC. N.º_____
FORMANDO:
N.º
…
Turma:
2 A 2 A
Data:
A EXCISÃO OU MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA
A cada ano que passa, dois milhões de crianças do sexo feminino e jovens mulheres, entre os 5 e os 25 anos, sofrem a mutilação de uma parte dos seus órgãos genitais.
Esta prática é feita sempre em época de férias, após um ano lectivo.
Levam as crianças para a floresta onde armam várias barracas; em cada barraca elegem uma mãe, a chamada “mãe da barraca” que tem a responsabilidade de infligir castigos caso as meninas se comportem fora das regras de orientação em que consistem o dia-a-dia na floresta, assim como proteger de algum ataque do “além”…
Esta “mãe da barraca”, durante muitos anos é respeitada e bem tratada pelos pais das meninas de quem ela andou a tomar conta durante a excisão….
Esta prática tem o nome de Excisão.
Consiste na utilização de uma lâmina de barbear ou uma faca afiada normalmente numa pedra do estilo mármore e na presença de mãe ou mulheres de família corta o clitóris e os pequenos lábios da jovem.
Às vezes também os grandes lábios são retirados. É a “excisão total” ou infibulação. Isso depende dos povos e do fundamentalismo religioso da religião muçulmana.
Por exemplo, na Guiné-Bissau, que é o caso que eu conheço, é prática dos muçulmanos… Fazem a excisão feminina, mas não cortam os pequenos lábios nem os grandes. Só cortam o clitóris.
Na esmagadora maioria dos casos, a excisão é feita sem cuidados higiénicos nem anestesia e sempre por uma mulher de idade avançada, segundo eles, detentora da sabedoria dos costumes antigos.
Segundo os muçulmanos, a excisão é feita para garantir a virgindade de uma rapariga, evitando que ela se perca nos pecados da carne.
Pensa-se que a satisfação sexual de uma