Exames PDCA
Explique a tarefa de desenvolvimento considerando a teoria de Havighurst e explique em que medida é que esta dá um contributo para o desenvolvimento.
As tarefas do modelo biopsicossocial de Havinghurst são biopsicossociais (ou seja, abrangem aspetos do desenvolvimento, nomeadamente de carácter biológico, psicológico e social), não são estanques de cada estádio e relacionam-se entre si. Estas tarefas devem ser vistas como “lições” que o indivíduo em desenvolvimento deve resolver de forma globalmente positiva, para que possa garantir o sucesso no seu desenvolvimento e ajustamento biológico, psicológico e social.
Em que medida o modelo de Havinghurst (1953) responde ás lacunas dos outros modelos teóricos anteriores ao seu?
Insatisfeito com os modelos de desenvolvimento dos anos 40 e 50, do século XX, propôs o modelo biopsicossocial.
Este modelo é caracterizado por tarefas biopsicossociais que a pessoa deve cumprir em cada fase (como “lições”), de modo a garantir o seu desenvolvimento e ajustamento biológico, psicológico e social. Estas tarefas não são estanques em cada etapa e relacionam-se entre si. É de salientar que este modelo não é determinista, uma vez que é só preciso uma resolução geral positiva para favorecer a etapa seguinte.
Que expressão utilizava Piaget para mencionar as repetições de uma conduta que tendem a conservar e aperfeiçoar. Dê exemplos de cada uma destas situações.
As repetições motoras que tendem a ser conservadas, aperfeiçoadas e, posteriormente, transformadas em esquemas, são designadas, segundo Piaget, por reações circulares. A criança, entre o primeiro e o quarto mês, pode fascinarse pelo movimento dos próprios dedos e repeti-lo (reações circulares primárias – centradas no próprio corpo); entre o 4º e o 8º mês pode fascinar-se pelo movimento dos brinquedos (reações circulares secundárias – centradas no objeto); e, finalmente, entre o 8º e 12º mês, a criança pode procurar um brinquedo que lhe tenha já provocado um estado agradável