Evolução e suas teorias
Diversidade entre plantas e animais.
Parentesco entre animais : Estudo dos fosseis.
ORGÃOS HOMOLOGOS - Parentesco dos órgãos que são diferentes com funções diferentes, mas que apresentam a mesma origem embrionárias.
ORGÃOS ANÁLOGOS - órgãos que apresentam diferentes origens embrionárias mas que apresentam a mesma função.
ESTUDO DOS EMBRIOES
Semelhanças entre embriões. Apesar da diferença. Parentesco entre animais.
TEORIA DE LAMARCK - LAMARQUISMO
Ela coloca a evolução das espécies sobre dois aspectos : 1. As espécies passam por transformação por modificações para se adaptarem ao meio utilizando determinados órgãos. Esses órgãos sendo utilizados eles vão evoluir, vão se desenvolver em algumas espécies. Ou se não forem utilizados nos vamos ter esses órgãos atrofiados. E os desenvolvimentos desses órgãos vão ser transmitidos de geração para geração que é o que chamamos de transmissão do caráter adquirido.
Exemplo: O caráter dos pescoços das girafas. O pescoço era curto. Em busca dos alimentos por varias gerações seu pescoço esticou. Segundo Lamarck as girafas adquiriram o pescoço mais longo devido sua necessidade de capturar os alimentos na copa das árvores.
ORGÃOS TRANSMITIDOS PARA SEUS DESCENDENTES : É um ponto negativo na teoria de Lamarck. Caráter adquirido numa espécie ele não pode ser transmitido aos seus descendentes, porque a transmissão dos seus caracteres só pode ser feita através da sua serva genitora que é o ovulo e o espermatozoide.
FATORES BÁSICOS DA LEI DO LAMARQUISMO
Leio do uso e desuso
Lei da transmissão do caráter adquirido
CHARLES DARWIN (DARWINISMO)
Ele começou a explicar as variações das espécies, a evolução das espécies. Considerando dois princípios básicos :
- A variabilidade entre os indivíduos de uma mesma espécie
- A seleção natural no meio ambiente interferindo, selecionando os indivíduos que estão mais bem adaptados e que portanto terão uma melhor sobrevivência dos indivíduos menos