Teoria da evolução
Jéssica Daniela da Silva
Urbano Martins
312
Teoria de Lamarck
Florianópolis, 05 de Novembro de 2012
Resumo:
A primeira teoria da evolução é a de Lamarck. Jean Baptiste Lamarck acreditava na lei da geração espontânea, para ele os primeiro seres do planeta seriam microrganismos feitos de algo não-vivo. Acreditava-se também que seres simples iriam evoluir com o passar do tempo a seres complexos, resultando no homem.
Introdução:
Evolução é o processo pelo qual os animais passam para aperfeiçoamento de uma espécie ou até mesmo, quando ocorrem mudanças mais acentuadas, um novo ser com características um pouco distintas de seu ancestral em comum sendo cada vez mais adaptado ao meio que é submetido.
Assim Lamarck baseia sua teoria. Ele acreditava primeiramente que os seres vivos teriam surgido de microrganismos e que as necessidades de adaptação os fizeram evoluírem para os corpos mais complexos encontrados na natureza hoje e que animais que usam mais determinado órgão ou mecanismo corporal têm o mais desenvolvido e os que são pouco uteis acabam por serem eliminados com o tempo. Chamada assim de “Lei do uso e desuso”.
Teoria de Lamarck:
Jean Baptiste Lamarck nasceu no dia 1 de Agosto de 1744 na cidade de Bazentin (França), faleceu em 1829 em Paris. Foi o primeiro biólogo a desenvolver uma teoria de evolução completa, ele acreditava que os primeiros seres a habitarem a terra eram microrganismos, que se desenvolveriam ao longo do tempo até chegar a forma de um homem. Mas para isso acontecer, ele utilizava a lei do uso e desuso em sua teoria, é "o que não se usa atrofia, e o que se usa fortalece", os órgãos que são pouco utilizados durante a vida de um animal, vão se atrofiando com o passar do tempo, perdendo as suas funções até então desaparecer. Por outro lado, órgãos mais utilizados, tais com funções para a sobrevivência são fundamentais,