evolução fetal
Neste trabalho conheceremos um pouco mais sobre a evolução fetal visualizando seus aspectos e características conforme o passar das semanas.Visualizaremos o processo da sua formação e de seu crescimento à partir da 9ª (nona) semana de gestação até 40ª (quadragésima) e também notaremos a mudança no corpo da mulher durante esse período,percebendo a ocorrência das várias mudanças pois seu corpo deve se adequar para bem servir o bebê que necessita da boa saúde da mãe para seu desenvolvimento e crescimento.
9ª Semana de Gestação
Os pulsos estão mais desenvolvidos, os tornozelos já se formaram e os dedos das mãos e dos pés são claramente visíveis. Os braços vão ficando mais compridos e já se flexionam nos cotovelos. Ao fim da semana, as estruturas internas dos ouvidos estão concluídas.
Embora ainda não dê para identificar o sexo do bebê pelo ultra-som, os órgãos genitais começaram a se formar. A esta altura, a placenta já se desenvolveu o suficiente para assumir a maior parte do importante trabalho que é produzir os hormônios.
Com nove semanas de gravidez completas, entrando na décima, a mãe pode estar com a impressão de estar ficando maluca. Um dia está feliz da vida, no outro de péssimo humor. Por mais que essa instabilidade emocional incomode, principalmente mulheres que gostam de estar no controle da situação, ela é normal e deve continuar por toda a gravidez. Um dos motivos da turbulência nas emoções são os hormônios, que estão a toda no corpo.
No final da semana, seu feto terá cerca de 2,3 centímetros de comprimento e apenas 2 gramas de peso.
10ª Semana de Gestação
Mesmo tão pequeno, engole líquido e dá chutes o tempo todo. Todos os dias surgem novos detalhes, como as unhas e um pouco de cabelo, uma leve penugem.
Os órgãos vitais -- o fígado, os rins, o cérebro e os pulmões -- estão totalmente formados e já funcionam, e a cabeça tem quase metade do comprimento do corpo inteiro. A testa ainda