Filosofia
No âmbito da sociologia, a integração social consiste no processo de introdução de indivíduos ou grupos em contextos sociais maiores, com padrões e normais mais gerais. Quanto maior for a integração dentro de uma sociedade, maior será o nível de concordância entre os seus membros e maior será a estabilidade social na comunidade. Apesar de ser um conceito positivo, em alguns casos, quando ocorre uma integração total, é comum haver uma lentidão em processos dinâmicos sociais e por vezes uma inaptidão de mudar e se adaptar a acontecimentos e fenômenos novos.
Apesar de algumas sociedades atuais não fazerem essa distinção, é importante salientar que existem dois tipos de integração: a normativa, que ocorre através da incorporação das normas e valores predominantes; e a funcional, que ocorre graças à dependência mútua entre os seus vários elementos.
Indivíduo e interações sociais
Pessoas são seres sociais produzidos por processos interativos nos quais há ação recíproca. A base da vida social é a interação.
É ela que socializa indivíduos e forma suas personalidades. Meios de comunicação são parcialmente recíprocos já que são intermediários.
Interação socialrelação social: cultural, econômica, religiosa, política, pedagógica, familiar, esportiva, educacional, etc.
Posição, papel social e status
Importantes na definição do tipo de interação social realizada. Status se refere a qualquer posição no sistema social, seja alta ou baixa.Todos ocupam determinada posição na hierarquia social: estudantes, lixeiros e banqueiros.
Cada posição está associada a direitos, deveres e privilégios. Uma pessoa pode ter vários status ao mesmo tempo: pai, esposo, diretor, professor cidadão. Podemos definir contatos sociais como as formas que os indivíduos estabelecem as relações sociais e as associações humanas. Uma conversa entre duas pessoas, um aperto de mão, um “bom-dia” ou uma consulta médica são exemplos de contatos sociais, que em função