Ponto de Fusão
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE
CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA
MÁRLON SOARES PEREIRA RODRIGUES
RELATÓRIO AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA TEMPERATURA DE FUSÃO
Vitória da Conquista – Bahia
Maio – 2008
MÁRLON SOARES PEREIRA RODRIGUES
RELATÓRIO AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA TEMPERATURA DE FUSÃO
QUÍMICA ORGÂNICA FUNDAMENTAL I
Trabalho apresentado ao Curso de
Fármacia da UFBA - Universidade
Federal da Bahia Professora: Mariluze Cruz
Unidade: Vitória da Conquista
Vitória da Conquista – Bahia
Maio – 2008
INTRODUÇÃO
O estudo das propriedades físicas das substâncias permite a identificação e caracterização da pureza da substância ou de eventual solução misturada. Os pontos de fusão e ebulição são medidos para se identificar de qual substância a amostra se trata por meio da aferição desses pontos, caso haja diferença de 0,5 a até 2,0 ºC na mudança de temperatura durante a fusão ou ebulição de uma substância ela é dita pura, caso a diferença seja maior que esse intervalo já se caracteriza uma mistura.
O ponto de fusão é a temperatura necessária para que um composto passe da fase de agregação sólida para a líquida, diminuindo as interações moleculares que ocorriam na fase sólida, justifica-se essa diminuição pelo aumento na agitação molecular com a crescente temperatura que a amostra é exposta, por meio dos pontos de fusão já conhecidos das substâncias que possibilitou a identificação de quais substâncias se tratavam em cada amostra.
OBJETIVO
O experimento revela as influencias das interações moleculares nos pontos de fusão e ebulição das substancias, por meio da medida