Evolução feminina
PROFº JOSÉ PARDINHO DE SOUZA
ACADÊMICA: ROSANGELA ANTONIA PEREIRA
CURSO DE HISTÓRIA
A EVOLUÇÃO FEMININA
A MULHER, SUA LUTA INCANSÁVEL E SUAS BATALHAS VENCIDAS.
Rosangela Antonia Pereira
Este tem o intuito de fazer uma breve viagem pela trajetória da evolução feminina, dentro da esfera cultural brasileira e seus segmentos; social, político, econômico e religioso. Levando-se em consideração apenas a transição dessa evolução com relação ao tempo, não delimitando espaço ou localidade. Apenas um apanhado geral do que foi e tem sido um marco na história, a escalada vertiginosa do chamado sexo frágil, rumo à consolidação de seu valor dentro de um universo ainda quase que, inexoravelmente machista. 1. DAS CAVERNAS ÀS CATEDRAS, ÀS TRIBUNAS, AOS PÓDIUNS, À IDOLATRIA, AO RECONHECIMENTO.
Embora na sociedade moderna brasileira ainda haja inúmeros casos de atentados contra mulheres de diversas classes sociais, é possível dizer que longe se vai o tempo em que eram arrastadas pelos cabelos, como na pré historia. Através do tempo as mulheres foram galgando a longa escada de sua emancipação e ascensão social. Não foi ao acaso que as mulheres foram trocando a função de comandar suas casas, abandonando o “sacrossanto” recesso de seus lares, pelo desafio de liderar multinacionais.
A mola propulsora que deu origem a essa bola de neve, chamada evolução feminina, foi a tão conhecida revolução industrial. Com a necessidade cada vez mais premente de os homens inserirem a mulher no mercado de trabalho, elas foram pouco a pouco ocupando seu espaço e obtendo reconhecimento à sua inestimável contribuição com relação à produção de bens e serviços.
Cada vez mais comum tem se tornado ver mulheres ocupando funções antes ocupadas apenas pelo sexo masculino. A constatação na prática de que as mulheres estão equivalentes, ou mesmo melhor preparadas para desenvolver tais tarefas, tem levado homens de diferentes classes sociais e cultura a