A polícia feminina na polícia militar de minas gerais percurso histórico
RELATORIO
Título: A POLÍCIA FEMININA NA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS PERCURSO HISTÓRICO- Autoria: Lívia Neide de Azevedo Alves
Mestrando: Celso Bruno Faria Profa. Denise Franca Barros 23/08/12
Introdução
O artigo trata da evolução da mulher na PMMG. Questiona sobre a aceitação da figura da mulher como policial e sobre as limitações que ela ainda enfrenta em seu trabalho. A autora se propõe, assim, a relembrar toda a trajetória da policial militar a fim de refletir sobre as questões que circundam o fato de ser mulher e de ser policial militar.
Objetivo
O objetivo geral da pesquisa foi o de Registrar o percurso histórico da Polícia Feminina na PMMG, desde sua concepção, em 20 de maio de 1981, até setembro de 2011. Para tanto foram definidos três objetivos específicos: levantar informações que permitam conhecer o percurso histórico da Polícia Feminina na PMMG; compilar, em ordem cronológica, os registros referentes ao histórico da Polícia Feminina na PMMG e historiar o contexto de criação e a evolução da Polícia Feminina na PMMG.
Metodologia
Para resgatar o percurso histórico da Polícia Feminina na Polícia Militar de Minas Gerais, foram coletadas informações disponíveis nos documentos expedidos pela própria Instituição, desde o ano de 1981 até 2011, além das disponíveis em estudos acadêmicos, livros e outras publicações. De forma complementar, foram coletados relatos orais de pessoas, civis e militares, que ajudaram a entrelaçar os fatos, contando os acontecimentos dos quais participaram e que não estavam registrados nas fontes anteriores.
Conclusão
O estudo permitiu, portanto, uma visão mais ampla da evolução de diversos aspectos relacionados ao caminhar da Polícia Feminina na PMMG e poderá servir de base para estudos futuros que se proponham a focar mais detalhadamente em aspectos específicos desse corpo. Pesquisar a