Evolução dos Vertebrados
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Os ciclos biogeoquímicos são considerados as movimentações naturais entre os organismos vivos, e o meio em que vivem. Quando um organismo morre, sua matéria orgânica é decomposta, e seus elementos químicos são reaproveitados por outros que vivem naquele mesmo meio. Esses ciclos existem em todo ou qualquer ecossistema. Os principais ciclos biogeoquímicos são: O Ciclo da Água, Ciclo do Carbono, Ciclo do Nitrogênio e o Ciclo do Fósforo. E assim os mesmos serão identificados e exemplificados a seguir.
CICLO DO NITROGÊNIO
O nitrogênio é um gás que está presente na atmosfera, mas não é utilizado de maneira direta pelos seres vivos, apenas por alguns microrganismos. O mesmo é de grande importância para a formação dos aminoácidos que são constituintes das proteínas. O ciclo do nitrogênio pode ser dividido em etapas:
ETAPA DE FIXAÇÃO: O nitrogênio se transforma do seu estado gasoso para uma substância que possa ser aproveitável para os seres vivos, como a amônia e o nitrato. São algumas bactérias que realizam essa fixação. Elas retiram o nitrogênio do ar, levam o mesmo ao solo e auxiliam na reação com o hidrogênio para a formação da amônia.
ETAPA DE AMONIFICAÇÃO: Parte da amônia é originada pelo processo de fixação e outra parte pelo processo de decomposição de resíduos nitrogenados das matérias orgânicas martas e nas excretas. Esse processo é realizado por bactérias e fungos.
ETAPA DE NUTRIÇÃO: Onde a amônia é transformada em nitrato, que é transferido para a raiz de algumas plantas.
ETAPA DE DESNITRIFICAÇÃO: Algumas bactérias transformam os nitratos em moléculas de nitrogênio novamente e devolvem-nas para a atmosfera. Abaixo veremos uma imagem exemplificando o ciclo do nitrogênio:
CICLO DO FÓSFORO
O fósforo tem grande importância para os seres vivos, ele está presente na composição do material hereditário e das moléculas energéticas de ATP.