TRABALHO DE REVESTIMENTO ACÚSTICO
__________________________________________________
FABIANO ALVES SOARES
GEYSE LAURA SOUZA AGUIAR
RAFAELA MULLER
REVESTIMENTOS ACÚSTICOS
CUIABÁ
2013
2
FABIANO ALVES SOARES
GEYSE LAURA SOUZA AGUIAR
RAFAELA MULLER
REVESTIMENTOS ACÚSTICOS
Trabalho do Curso de Graduação
Arquitetura e Urbanismo – Conforto
Ambiental II – Revestimentos Acústicos.
Orientadora: Karina Colet
CUIABÁ
2013
3
SUMÁRIO
Introdução
4
Tratamento Acústico Parede – Isomix Plus
6
Tratamento Acústico Teto - Vermiculita Expandida
9
Tratamento Acústico Piso – Piso Laminado
15
4
INTRODUÇÃO
O isolamento acústico refere-se à capacidade de certos materiais formarem uma barreira, impedindo que a onda sonora (ou ruído) passe de um recinto a outro. Nestes casos se deseja impedir que o ruído alcançasse o homem. Normalmente são utilizados materiais densos (pesados) como, por exemplo: concreto, vidro, chumbo, etc.
A absorção acústica trata do fenômeno que minimiza a reflexão das ondas sonoras num mesmo ambiente. Ou seja, diminui ou elimina o nível de reverberação (que é uma variação do eco) num mesmo ambiente. Nestes casos se deseja, além de diminuir os níveis de pressão sonora do recinto, melhorar o nível de inteligibilidade. Contrariamente aos materiais de isolamento, estes são materiais leves (baixa densidade), fibrosos ou de poros abertos, como espumas de poliéster de células abertas, fibras cerâmicas e de vidro, tecidos, carpetes, etc.
O investimento para reformar um ambiente instalando isolamento acústico não é dos mais baratos, mas pode ser extremamente benéfico. Os ruídos sonoros são extremamente prejudiciais à saúde, eles provocam fadiga, estresse, irritabilidade e até surdez. Se o tratamento acústico for feito durante a construção, o preço do investimento fica mais barato.
Praticamente todos os materiais existentes no mercado ou isolam ou absorvem ondas sonoras, embora com diferente eficácia.