conforto acústico
Sabe-se que o conforto acústico proporciona um ambiente com boa inteligibilidade da fala e/ou clareza musical, além da ausência de sons indesejáveis no ambiente, o que gera uma sensação de paz e bem-estar. Dependendo do caso, o conforto acústico pode depender de uma boa absorção sonora, de um eficiente isolamento acústico, ou de ambos simultaneamente.
Os materiais construtivos e de acabamento, a mobília e até mesmo as pessoas presentes exercem influência significativa sobre a acústica de um ambiente. O forro, por exemplo, é um elemento que contribui para a qualidade da acústica em áreas internas e tem como finalidade absorver os sons e eliminar a reverberação do local.
Porém, infelizmente alguns locais não proporcionam um bom conforto acústico, como por exemplo, o Auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão. Após análises se constatou que o mesmo possui vários problemas de acústica, os quais serão explanados e discutidos a seguir, da mesma forma como propostas de solucionar tais problemas também serão abordadas nas próximas páginas.
2 LOCAL DE INTERVENÇÃO
O Auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão está localizo na Rua da Estrela, no Centro Histórico da cidade de São Luís, estado do Maranhão, mesmo local da FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, prédio que sedia o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA.
3 PROBLEMAS DE ACÚSTICA E CONFORTO DO AUDITÓRIO
Na análise realizada sobre o auditório foram identificados problemas que prejudicam a eficiência do espaço para o propósito no qual se destina, tanto nos aspectos da acústica quanto no de conforto e, até mesmo, segurança.
3.1 Porta
A porta de entrada do auditório, por não ter uma porta especial acústica, deixa passar muito do ruído de fora do ambiente, atrapalhando as atividades realizadas no auditório. Além disso, no