Origem e evolução dos vertebrados
A teoria da evolução afirma que as espécies atuais descendem de outras espécies que sofreram modificações, através dos tempos.
Os ancestrais das espécies atualmente existentes são considerados descendentes de predecessores diferentes deles, e assim por diante, a partir de organismos precursores, extremamente primitivos e desconhecidos. O evolucionismo prega o transformismo, explica a grande diversidade de formas de vida e rejeita o fixismo, segundo o qual o número de espécies é fixo e elas não sofrem modificações.
A evolução pode ser definida como o processo de variações e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma preexistente. A grande diversidade de organismos presentes em nosso planeta.
A expressão sistemática filogenética tem sido usada no lugar de sistemática evolutiva e vice versa. Na verdade são por ela utilizados os conceitos que servem também a esta, objetivando obviar os inconvenientes que pode resultar atualmente a tendência de substituí-la para sistemática cladística, ou cladismo.
[pic]
O SURGIMENTO DA CIÊNCIA
[pic]
Durante quase 250 mil anos na terra, o homem foi dominado pelo pensamento mitológico e suas lendas, surgindo a cerca de 2500 anos atrás a filosofia e a razão tentaram buscar a resposta para de onde nós viemos, com isso abrindo caminho para algo além dos mitos e crenças.
Mas essa Era de lucidez racional seria 1000 anos obscurecidos pelas sombras da Idade Média e seus dogmas de fé baseados na antiga mitologia judaico-cristã. No Oriente Médio, grande parte dessa cultura racional sobreviveu disputando lugar com a crença na similar mitologia islâmica, e no extremo Oriente, também desde há 25 séculos, outro tipo de filosofia, mais mística, se espalhava, baseados no hinduísmo, taoísmo e budismo.
Porém a pouco mais de 250 anos, outra área do potencial humano amadureceu e se consolidou a ciência. Sendo a