Agentes inteligentes
JOSÉ RAIMUNDO SILVA MORAIS
TEMA DE TRABALHO / ORIENTADOR
SISTEMAS MULTIAGENTES INTELIGENTES / Hendrik T Macedo
TÍTULO DO PRÉ-PROJETO
APLICANDO SISTEMAS MULTIAGENTES INTELIGENTES, PARA UMA SOCIEDADE FISICA E INTELECTUALMENTE DESPROVIDA.
INTRODUÇÃO
Mediante o desenvolvimento vertiginoso em diversas esferas da sociedade, a demanda por meios de automação de processos que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas e também prover mecanismos de tomada de decisão, simulando comportamentos humanos, nos encoraja a explorar esse universo em toda sua plenitude.
Sistemas MultiAgentes Inteligentes são sistemas compostos por agentes “membro do sistema” que interagem com outros agentes, mantendo suas particularidades e sempre em busca dos objetivos traçados.
Um exemplo clássico desse ambiente seria um jogo de futebol de robôs, onde cada equipe (MultiAgentes Inteligentes) interagem entre si com objetivo de vencer a partida contra seu adversário (outro MultiAgentes inteligentes). Outro exemplo, voltando-se para o mundo real, seria um Advogado onde você (contratante), utiliza-se do agente (Advogado) para seus interesses particulares, o agente simplesmente executa as tarefas, tomando certas decisões que promovam o ganho de causa.
É de extrema importância, conseguir gerir a comunicação entre agentes, mantendo a individualidade de cada um, para que assim possamos obter o conceito de Sistema Multiagente Inteligente.
É característico do Sistema Multiagente Inteligente: Atuar sem estimulo externo direto, interagir com outros agentes, conhecer seu ambiente e adaptar-se a ele. Tomar decisões objetivas visando sempre a solução da tarefa designada, sempre executar tarefas visíveis ou não e em diversos graus de complexidade.
A FIPA ( Foundation for Intelligent Physical Agentes) define agente como “uma entidade que reside em um ambiente onde interpreta dados através de sensores que refletem eventos no ambiente e executam