evolução dos museus
Posso partir do ponto de que Museus e cultura material, encontram-se sempre intimamente ligados.
Se virmos a evolução destes dois conceitos, e da sua importância crescente ao longo da história , podemos constatar que a cultura material emergiu como conceito importante quando emergiram também as “Wonder room”. Estas salas destacaram-se por constituírem o primeiro tipo de colecção de objectos vindos de outras culturas, suscitavam interesse pelo seu “exotismo”.
Surgiram Entre o século XVI e o século XVIII e Aqui, estes objectos não eram coleccionados de maneira a representar culturas diferentes. Eles eram objectos de curiosidade pelo facto de terem sido criados por homens e serem coisas estranhas, exóticas, diferentes e raras. Assim, estes constituíam uma experiencia do “maravilhoso”.
Podemos constactar também que a noção de poder, enquanto ligada à posse de objectos, ganha uma grande intensidade. Quem possuía estas wonder room, expressava o seu poder sobre o mundo. Ao ser inacessível à maior parte das pessoas, o poder ligado à sua posse, aumenta.
Com o passar do tempo e com a sua complexificação, estes gabinetes de curiosidade geraram museus etnográficos, existindo hoje em dia vários tipos de museu.
Os museus, nos nossos dias, constituem uma completa complexidade, e importância.
A UNESCO denomina um museu como sendo “uma instituição permanente sem fins lucrativos ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, e aberta ao público, adquire, conserva, pesquisa, comunica e exibe tipos de materiais do homem e do seu meio ambiente para estudos, educação e diversão. “
O termo “Museu” deriva da palavra grega que remete para a “adoração”, “templo” e “memória”.´
Todos os primeiros museus, já assim denominados, no século XVIII relacionavam-se com disciplinas como História natural, biologia, física.
Os objectos e as suas colecções/exposições sempre