Trabalho de Trabalho
Aula: Açúcares redutores e totais em alimentos:
1) Princípio: Açucares com grupamento carbonila livre, quando aquecidos em solução alcalina, transformam-se facilmente em enedióis, substancias que sofrem a ação de agentes oxidantes. Neste método, os glicídios reduzem o Cu++ do reativo de Fehling a Cu2O, que precipita com coloração vermelho tijolo.
2) Preparo das soluções:
Solução de Fehling A (Solução de sulfato de cobre pentahidratado): Pesa-se 8, 6598 g de sulfato de cobre pentahidratado, dissolve em cerca de 50 ml de água destilada, transferi-se a solução para um balão volumétrico (250 ml), homogeneíza e completa o volume com água destilada. Tampa-se adequadamente, verte-se a solução para homogeneização, reservando para uma posterior análise.
Preparo da solução de Fehling B (Solução de tartarato de sódio e potássio): Pesa-se com precisão 43,25 g de tartarato de sódio e potássio, dissolve em 50 ml de água destilada. Transfere-se a solução para um balão volumétrico (250 ml), adiciona-se 62,5 ml de NaOH (20 %), homogeneíza e completa o volume com água destilada. Tampa-se adequadamente, verte-se a solução para a homogeneização, reservando para uma posterior análise.
Solução padrão de glicose a 1%: Pesar 0,5 g de glicose e transferir para um balão de 50 ml completando o seu volume com água destilada.
Padronização da solução de Fehling: Transfira para um erlenmeyer 10 ml de cada uma das soluções A e B, adicione 40 ml de água. Aqueça até a ebulição e adicione, com o auxilio de uma bureta, a solução padrão de glicose a 1 % mantendo a fervura, sob agitação, até a solução torna-se incolor (no fundo do balão deverá ficar um resíduo avermelhado). Cálculo do fator: f= V x P (V = ml da solução de glicose gasta na titulação e P = título as solução de glicose (g% = 0,01).
3) Preparo da amostra e Procedimentos:
Pesar aproximadamente 20g da amostra, dependendo do teor de açúcar contido na amostra;