as veias abertas da america latina
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
RELATORIO DE AACC
ALUNO: Agnaldo freire Leal RA: 1093011
LIVRO: AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA.
AUTOR: Eduardo Galeano.
EDITORA: Paz e terra ANO DA PUBLICAÇÃO: 1983
DATA INICIAL DA LEITURA: 23/02/2013
DATA FINAL DA LEITURA: 15/03/2013
O livro, As veias abertas da América latina, relata a historia da América latina, desde a colonização até os anos de 1970.
Desde que Cristóvão Colombo, descobridor das Américas, chegou a estas terras, a Espanha e Portugal deram inicio a um processo triste e desolador.
Logo de inicio, a busca constante se deu sobre o ouro e o diamante com isso ocorre a triste disseminação dos povos nativos e suas grandes nações assim como, suas cidades, informações, tesouros e vidas, os sobreviventes se tornaram escravos nas minas de prata de Potosí.
Os europeus iniciaram a colonização de um modo simples, a seu ver, transportando escravos da África para a América e utilizando escravos índios, que segundo eles ´´não tinham alma´´. Assim, a exploração de minérios ocorria a todo o vapor, com as minas de prata de Potosí e após, as minas de ouro de Vila Rica.
Agora vemos que a exploração das Américas, que deveriam ser de exclusividade de Portugal e Espanha, era também da Inglaterra, Holanda e mais afrente, dos estados unidos. O ouro explorado seguia diretamente para Espanha e Portugal, mas o transporte era feito por ingleses que cobravam caro por seus serviços, desviavam o produto e cobravam caro pelos escravos que traziam da África para o trabalho na Mineração, e posteriormente, nos engenhos de açúcar.
É importe observar que durante tempos de grande exploração de manufaturas como: ouro, prata, açúcar dentre outros, o trabalho era tão exclusivo que em muitos casos faltavam outros produtos de suma importância, como o alimento. Estes eram proibidos de serem produzidos por escravos ou qualquer outra pessoa e