As veias abertas da América latina
Ensino Médio
As Veias Abertas da América Latina
Vitória Maria Andrade dos Santos
2º Ano A do EM
Professor Heleno
Araçatuba - SP
2013
As Veias Abertas da América Latina
A Explorada
A vinda dos Europeus, mesmo que trazendo nossa América a "existência" - não porque não existia antes, mas porque não sabiam que existia - trouxe aos nossos atuais nativos de meados de 1500 muitas consequências.
Nossos índios viviam uma vida muito particular, onde faziam o que queriam por não conhecerem outro estilo de vida e nem mesmo precisarem do mesmo.
Com a chegada dos europeus, foram subjugados à escravidão, sendo levados a uma trincheira onde ou se matavam e continuavam com seu orgulho ou viveriam para ser escravizados por brancos metidos a progressistas.
Além disso, os brancos trouxeram consigo as suas doenças e pragas, coisas que não haviam em nosso continente. Os índios não tinham entendimento medicinal para as doenças europeias, e tampouco os invasores queriam os ajudar, sendo assim, mais um fator que levou nossos índios à uma quase extinção.
Os invasores encontraram na América muitas formas de enriquecimento, tais como o açúcar, os minérios, a borracha, o café e etc. , fazendo os nativos de escravos para enriquecer seus bolsos na Europa.
Com o passar dos anos, a escravidão foi abolida, porém latifundiários eram usados como escravos de forma maquiada, e junto com essa mudança, os produtos a serem explorados também mudaram.
Com as Guerras Mundiais, e Guerras menores, o poder bélico passou a ser mais cobiçado, trazendo a exploração de ferro, gás natural e petróleo.
Enquanto isso, os países latino-americanos se revolucionavam, mas deixavam que a Inglaterra os afundasse com o livre-comércio sem impostos cobrados.
Porém, em meio a continuidade da exploração inglesa sobre nossos países, houve um país mais inteligente, o Paraguai.
Vendo a "má influencia" exercida por