Evolução dos motores de combustão interna veicular
CAMPUS BURITIS
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
EVOLUÇÃO DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA VEICULAR
Belo Horizonte
2010.1
EVOLUÇÃO DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA VEICULAR
Pesquisa bibliográfica apresentada às disciplinas do 1º período da Graduação de Engenharia do Centro Universitário Newton Paiva, como requisito para a avaliação do trabalho interdisciplinar.
Orientadora:
Belo Horizonte
2010.1
RESUMO
Os motores de combustão interna são aqueles que utilizam a energia contida nos combustíveis transformando-a em energia mecânica necessária para a movimentação, ou transporte de cargas. Os primeiros motores de combustão interna utilizavam gases em vez de gasolina como combustível, em 1860, o engenheiro Etienne Lenoir, teve a primeira patente para um "motor de explosão". Os motores de combustão interna alternativos podem ser classificados como: (1) pelo número de tempos ou percurso do êmbolo em cada ciclo, (2) pelo tipo de compressão, (3) pelo modo em que são refrigerados, (4) pelo arranjo de suas válvulas, (5) pelo arranjo de seus cilindros e (6) pela maneira com são alimentados com ar e combustível. Conclui-se que os motores estão presentes diariamente para a vida de todos indivíduos, pois elas convivem com carros, caminhões, motos e outros veículos automotores, os quais são movidos por motores de combustão interna. Para o funcionamento perfeito dos motores, estes precisam que suas peças estejam alinhadas milimetricamente, pois o motor é formado por um conjunto de peças, as quais são igualmente importantes para o seu funcionamento perfeito e completo.
1 INTRODUÇÃO
Os motores de combustão interna são aqueles que utilizam a energia contida nos combustíveis transformando-a em energia mecânica