Aumento de potência de motores de combustão interna
Curso: Engenharia Mecânica
Disciplina: Máquinas Térmicas
Professor: José Maurício Gurgel
Aluno: Joab Sobreira de Andrade
Matricula: 10811471 João Pessoa,
Julho de 2012 MÉTODOS UTILIZADOS PARA AUMENTAR A POTÊNCIA DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA VEICULAR
Joab Sobreira de Andrade, engjoab@hotmail.com
Resumo: O presente trabalho trata dos vários métodos ou artifícios tecnológicos utilizados para melhorar ou aumentar a potência de motores de combustão interna de veículos automotivos. Primeiramente faz-se necessário uma breve explicação sobre a evolução dos motores, abordando características gerais desta magnífica máquina moderna bem como ilustrar as principais partes constituintes de um motor de carro atual. Ademais, o princípio de funcionamento do motor é explicado de forma condensada e as devidas definições inerentes à teoria que envolve o projeto de um motor, indispensáveis para o bom entendimento, são aqui explanadas. Finalmente, os vários métodos para o aumento de potência do motor são pormenorizados, sendo analisados minunciosamente, observando os parâmetros influenciadores na potência desenvolvida pelo motor.
Palavras-chave: motor, potência, energia mecânica.
1. INTRODUÇÃO
Os motores à combustão interna são máquinas térmicas capazes de converter energia térmica, proveniente da queima de um combustível, em energia ou trabalho mecânico.
Nikolaus August Otto, engenheiro alemão, em 1876 teve a ideia de construir um mecanismo, baseado no conjunto mecânico de pedal e manivela muito utilizado em serviços braçais e nas bicicletas, onde uma mistura de ar e combustível pudesse explodir e gerar força e movimento. Esse mecanismo foi projetado e construído para