sobrealimentação motores
Universidade de Fortaleza
21 a 25 de Outubro de 2013
Sobrealimentação
de
Motores
de
Combustão
Interna
Automotivos.
Felipe Feitosa Nogueira 1* (IC), Edglê Cavalcante Mourão1 (IC), Lucas Nogueira Arcanjo de Oliveira (IC), Saulo
Henrique dos Santos Esteves1 (PQ).
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFCE – Curso de Engenharia Mecatrônica. arcebatus@gmail.com Palavras-chave: Motores de Combustão Interna, Turbo, Sobrealimentação.
Resumo
O brasileiro passou a comprar mais e melhores automóveis. A principal técnica de aumento de potência para veículos automotores é a sobrealimentação, especialmente por turbocompressores. Parte-se da hipótese de que a sobrealimentação é uma tecnologia avançada, sendo pertinente seu uso em qualquer automóvel. Objetiva-se aqui comparar os motores atmosféricos em relação aos turbos. A metodologia adotada é um estudo bibliográfico sobre motores sobrealimentados, sua comparação com motores atmosféricos e um diagnóstico sobre sua aplicação. Foi descoberto que a introdução de ar com maior densidade permite que a potência máxima de um motor aumente, por conta de maior eficiência volumétrica.
Assim funciona a sobrealimentação. O turbocompressor é o principal método de sobrealimentação. Ele é um compressor associado a uma turbina em seu eixo. Eles aproveitam parte da energia do vapor de exaustão do motor para acionar a turbina. A principal vantagem da sobrealimentação é a obtenção de maiores potências sem a necessidade de aumento da rotação e dimensões do motor. Como vantagem secundária se tem ainda: um motor menos espaçoso e pesado (para uma mesma potência), maior rendimento do motor e a geração de grandes potências por um baixo custo. É necessário arrefecer com um intercooler o ar inserido no motor para evitar que ele perca densidade pelo aumento da temperatura. São estudadas as desvantagens e pontos críticos do sistema turbo. Por fim, foi