Atps Maquinas Termicas
Uma máquina térmica é constituída de dois reservatórios. O calor deslocasse do reservatório onde a temperatura é maior (fonte quente) para o reservatório de temperatura menor (fonte fria) obedecendo assim à segunda lei da termodinâmica transformando parte do calor que sai da fonte quente em trabalho.
ETAPA I
O primeiro veículo a utilizar uma máquina térmica como propulsor foi uma locomotiva, seguidos de motocicletas, automóveis e caminhões. A locomotiva foi desenvolvida para transportar grandes quantidades de cargas ou para deslocar pessoas por meio de trilhos, estabilizando e barateando custos. Elas são máquinas de grandes proporções. As bicicletas ganharam motores e tornaram-se motocicletas. Leves e rápidas transportavam até duas pessoas a maioria dos lugares. O automóvel foi criado para ser um meio de locomoção prático pessoal. De pequenas proporções, ele era rápido e eficiente. Era a evolução das carroças tracionadas por animais. O caminhão também foi criado para ser mais prático e rápido, mas para transporte de cargas somente. Veículo de maiores proporções que um automóvel.
ETAPA II
A primeira locomotiva com propulsor a vapor que rodava por meio de trilhos foi construída pelo engenheiro inglês Richard Trevithick e deslocou-se pela primeira vez em 21 de Fevereiro de 1804. Nas máquinas a vapor, a fonte quente é a caldeira e a fonte fria é o ar atmosférico. O calor retirado da caldeira é parcialmente transformado no trabalho motor que aciona a máquina. O excesso de calor não aproveitado é descartado para o meio.
A primeira motocicleta a possuir propulsor foi inventada pelo americano Sylvester Howard Roper em 1867. Ela tinha motor de dois cilindros, e era movida a vapor. O inventor da motocicleta utilizando motor á gasolina foi o alemão Gottlieb Daimler que em 1885, que ajudado por Wilhelm Maybach, instalou em uma bicicleta de madeira um motor de combustão interna, de um