Evolução do pensamento social
PRÉ-HISTÓRIA MITO IMAGINAÇÃO
Os mitos eram utilizados pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles.
Era uma forma de pensamento baseado na imaginação, procuravam explicar tais origens por meio de personagens sobrenaturais, explicando a realidade através de suas historias sagradas.
IDADE ANTIGA FILOSOFIA RAZÃO
A filosofia foi considerada a primeira forma de ciência baseada em uma explicação racional. Os filósofos apresentaram uma nova explicação da realidade a partir dos conhecimentos matemáticos, geométricos e astronômicos por volta do século V A.C. Como destaque desta época, estava Aristóteles, desenvolvedor da Teoria das Quatro Causas, onde o objetivo era encontrar explicação para o movimento das coisas, pois para Aristóteles, todo movimento é motivado por causas materiais, formais, eficientes e finais caracterizadas em:
Causas materiais: tudo que compõe os seres em movimento que só pode ser separado do ser por meio de abstração do pensamento.
Causas formais: características que identificam e definem o ser.
Causa eficiente: atividade, força ou trabalho exercido para que o ser se “mova”.
Causa final: finalidade que transformou a motivação.
Para Aristóteles, a mais importante das causas é a final, enquanto a de menor importância é a causa eficiente. No entanto, este modelo como não possuía bases empíricas, portanto, tornava as conclusões sem utilidade prática para o conhecimento.
IDADE MÉDIA TEOLOGIA FÉ
A ciência teológica tinha como característica o uso das categorias lógicas aristotélicas para o esclarecimento do conteúdo da fé. Não se tratava, certamente, de fundar a fé em bases lógico-racionais, mas sim de tentar tornar o conteúdo da revelação divina - na medida em que isso pode ser feito - mais compreensível e inteligível.
IDADE MODERNA REVOLUÇAO CIENTIFICA CIENCIAS HUMANAS DADOS DA REALIDADE