A evolução do pensamento social
3º relatório de Introdução à Sociologia - Profº Arnaldo Lemos.
Nome:Ingrid Yasmine Manente
RA: 14663066
Curso: 1º semestre de bacharelado em Ciências Sociais.
Evolução histórica do modo de pensar sociologia
A reflexão sistemática sobre a vida em sociedade e sobre os grupos que a compõem começou na Grécia Antiga, há milhares de anos. Nessa época, as relações sociais eram explicadas através de mitos, as primeiras tentativas em tentar compreender como as forças sociais funcionavam baseavam-se na imaginação, na especulação. Assim, certos fenômenos sociais eram explicados a partir da ação de seres mitológicos, como deuses e heróis.
Até o início da idade moderna, no século XV, as tentativas de explicar a sociedade foram evoluindo, mas foram muito influenciadas pela filosofia e pela religião, que doutrinavam e propunham regras para as relações sociais de acordo com os princípios religiosos.
O pensamento sociológico tem suas origens no Renascimento, e depois, no período do Iluminismo, nessa época, muitos autores aproximaram-se aos poucos do pensamento propriamente sociológico, a partir de análises políticas, históricas ou de natureza jurídica ou econômica. E no decorrer do processo históricos, os pensadores se focaram nos temas sociais, que antes não eram abordados e estudados profundamente. O foco no homem, a partir do conceito antropocêntrico tomando o lugar do teocêntrico, deu início à especificades políticas, jurídicas, filosóficas, históricas e demográficas das diversas sociedades constituídas.
Em sua concepção moderna, a sociologia deve seu nome a Auguste Comte ( (1798-1857), que o empregou pela primeira vez na década de 1830 em seu livro "Curso de Filosofia positiva". Comte é considerado o pai da sociologia, com a sua teoria positivista. Mas a sociologia como ciência da sociedade é relativamente recente, esta só surgiria depois de muitos séculos, e foi graças