Evolução do pensamento administrativo
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SANTOS
2012
EMPRESA DE TRANSPORTES E SERVIÇOS
Atividades Práticas Supervisionadas – Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 2º semestre do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação do professor Ms. Pedro Mahfuz Jr
SANTOS
2012
APS - Atividades Práticas Supervisionadas - 2º SEMESTRE 2012
Disciplina Básica: Evolução do Pensamento Administrativo
TEMA: Evidências de aplicação das teorias da administração: um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização de grande porte. – Breda Transporte e Serviços.
INTRODUÇÃO
Segundo Stoner (1999): "A Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos."
Stoner classifica o Administrador pelo nível que ocupa na organização (de primeira linha, intermediários e altos administradores) e pelo âmbito das atividades organizacionais pelas quais são responsáveis (os chamados administradores funcionais e gerais).
De acordo com Chiavenato (2000, p.80), além das funções do administrador, Fayol abordou também as seis funções básicas das empresas, que são:
a) Funções técnicas: relacionadas à produção de bens e/ou serviços;
b) Funções comerciais: relacionadas à compra, venda e permutação;
c) Funções financeiras: relacionadas à procura e gerência de capitais;
d) Funções de segurança: relacionadas à proteção e preservação dos bens e das pessoas;
e) Funções contábeis: relacionadas a inventários, registros, balanços, custos e estatísticas;
f) Funções administrativas: relacionadas à integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.
Neste artigo