Evolução do pensamento administrativo
1 – Por que é importante estudar as teorias administrativas e organizacionais? A importância do estudo das teorias administrativas e organizacionais tem soluções para problemas de gestão por meio de proposta, assim respondendo a rapidez do mercado como o processo de tomada de decisão, integrar verticalmente, racionalizar os processo, entre outras. As teorias nos permitem fazer previsões acerca do futuro, assim como interpretar o presente e busca soluções para a melhoria da organização e sempre visando o melhor processo da gestão.
2 – Como o contexto histórico influencia o surgimento de cada uma das escolas de pensamento apresentadas neste capitulo? Dê exemplos. A escola clássica, marca os primeiros estudos sistematizados acerca da administração dando inicio a sua demarcação como uma nova disciplina. Correntes de pensamentos que desafiaram os pressupostos simplistas da natureza humana integram a chamada escola comportamental de administração. A escola comportamental é uma denominação genérica do conjunto da contribuições teóricas e empíricas que buscam analisar o impacto do comportamento humano nas organizações. A escola quantitativa é uma corrente de pensamentos que utiliza técnicas matemáticas e estatísticas na análise de modelos complexos, de forma a auxiliar a resolução de problemas organizacionais. A escola contingencial é outra corrente de pensamento administrativo surge na segunda metade do século XX influenciada pela crescente conscientização do impacto do ambiente externo nas organizações.
3 – Quais as principais diferenças entre as carreiras de pensamento que compõem a escola clássica de administração? Concorda que a administração e a gestão administrativa sejam estudadas no âmbito da mesma escola? A clássica é a classificação técnica, prática de uma empresa seu contexto é voltado a mecânica da organização a outra é relativa no comportamento administrativo, não sendo possível estudar as escolas