Evolução do conceito de mercado
O mercado divide-se em vários pontos, vendedores, beneficio, fornecedores, produto/serviço, consumidores, procura, oferta e espaço. O mercado não é necessariamente um local, um mercado é todo o arranjo pelo qual os produtores e consumidores se encontram para “discutir” o preço e a quantidade a transaccionar. Os factores da evolução do mercado dividem-se em duas partes, factores a curto e médio prazo (conjuntura económica e social, variações sazonais e modas), factores a longo prazo (oferta, grau de concorrência, elasticidade de procura e efeitos do meio envolvente).
As novas tecnologias de informação aceleram a consolidação do processo de globalização, em virtude das desigualdades na distribuição de renda e da concentração dos indicadores de acesso a tais tecnologias. Esta realidade é preocupante, pois, se as oportunidades mundiais não forem melhor repartidas, o crescimento tenderá ao declínio, não sendo sustentável.
Existem vários tipos de mercados como por exemplo o Monopólio, Oligopólio, Monopsónio, Oligopsónio e a Concorrência Monopolistas.
A Lei da Procura fala que a quantidade procurada por um bem, varia na razão contrária do respectivo preço, a quantidade procurada depende da quantidade de moeda que os consumidores estão dispostos a entregar para obter uma determinada quantidade de bens, sempre que o preço de um bem aumenta, diminui a respectiva quantidade que é procurada. A Lei da Oferta afirma o comportamento dos produtores, estabelecendo assim a relação existente entre os custos de produção e