Evolução do Capitalismo
1ª ETAPA
ÍNICIO: Século XIII
Modificou o setor produtivo e as relações de trabalho, com isso houve o renascimento comercial caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo.
2ª ETAPA
ÍNICIO: Século XV
Recebeu o nome de Capitalismo Comercial. Foi caracterizado pela expansão marítima, política mercantilistas, isto é, acumulação de capital, metais e balança comercial e no final o surgimento das primeiras Potências Européias: sendo Portugal e Espanha
3ª ETAPA
ÍNICIO: Final do Século XVIII
Originou-se com o nome de Capitalismo Industrial caracterizando evoluções que foram primordiais para a 1ª Revolução Industrial na Inglaterra. A utilização do carvão mineral, fonte de energia para a Indústria Têxtil, recebeu como invento a máquina a vapor. Neste período também consolidou-se com o Imperialismo Europeu, a Partilha Colonial, o Liberalismo e o surgimento do Socialismo.
4ª ETAPA
ÍNICIO: Século XX
Conhecido como Capitalismo Financeiro, os principais fatos históricos e característicos desta época gira em torna da 2ª Revolução Industrial. Podemos citar exemplos de descobertas realizadas: o descobrimento do petróleo, como fonte de energia, invento do motor e combustão a indústria automobilística e a evolução nos transportes, economia monopolizada de indústria e finança, a criação da União Soviética, Crise de 29, intervenção do estado na economia, terminando com o Liberalismo puro a expansão e surgimento de grandes corporações e empresas transnacionais.
5ª ETAPA
ÍNICIO: Século XX em diante
Revolução tecnológica, também conhecida como 5ª Revolução Industrial. Ocorreu pela reordenação espacial da Indústria, reorganização da divisão do trabalho e principalmente a acelerada evolução e inovações tecnológica ( telecomunicação, transportes, informática e biotecnologia). Alguns exemplos: Computador e Homem se comunicando por gestos. Daqui a alguns anos, com tanta inovação, o controle remoto das Tvs irão acabar com o avanço da internet