A relação do capitalismo com a evolução do trabalho
Elisa de Britto Pereira
Shana de Oliveira Farias
A RELAÇÃO DO CAPITALISMO COM A EVOLUÇÃO DO TRABALHO:
A trajetória do sistema capitalista no trabalho até os dias atuais.
SALVADOR
2013
UNIFACS
Elisa de Britto Pereira
Shana de Oliveira Farias
A RELAÇÃO DO CAPITALISMO COM A EVOLUÇÃO DO TRABALHO
Trabalho de pesquisa para disciplina de Sociologia apresentado ao Curso de Serviço Social - UNIFACS.
Profª Anamaria Morales
SALVADOR
2013
2
INTRODUÇÃO
Traçaremos a trajetória da evolução do trabalho com o sistema capitalista e suas reflexões até os dias de hoje. Quais foram os fatos marcantes que contribuíram para essa evolução no século passado e as formas de vida apresentadas pela sociedade na época? Qual a diferença da importância da mão de obra dos trabalhadores para os capitalistas?
Apresentaremos a divisão de classes sociais, principalmente na Inglaterra que impuseram aos trabalhadores modificações em seu modo de vida que se estendem até os dias atuais. O materialismo Histórico tratado por K.Marx e suas reflexões no sistema capitalista. Por último, refletiremos sob “ A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo”. O objetivo da pesquisa é comparar a relação do trabalho do século XIX com os dias atuais e refletir sob os aspectos positivos e negativos do capitalismo para sociedade.
3
As mudanças históricas e as condições de vida
Com A Revolução Francesa de 1798 com o fim do feudalismo e A Revolução Industrial a partir do século XIX, na Inglaterra, deram início as grandes transformações econômicas e sociais ligadas as inovações tecnológicas como novas fontes de energia e a mecanização dos processos de produção além de novas formas de organizar o trabalho. Ao transformar o processo de produção, o modo de vida das pessoas também foi afetado (Hobsbawn,1981; Arruda,1994). A Revolução Industrial não foi, portanto, apenas a introdução e a