Questinario marx
Como uma “imensa coleção de mercadorias”.
Valor de uso:
É determinado pelo trabalho concreto. Atribui propriedade ao material (qualidade) e satisfaz necessidades humanas sejam elas do “estômago ou de suas fantasias”. (necessidades de fato ou mesmo por luxo)
- Valor de troca:
É determinado pelo trabalho abstrato, pela quantidade de trabalho socialmente necessário à produção da mercadoria. É avaliado pelo “tribunal do mercado”.
Porque o trabalho concreto existe em todas as sociedades?
Porque os seres humanos sempre precisam produzir valores de uso para viabilizarem sua reprodução física e social. Já o trabalho abstrato é historicamente determinado, só existe em sociedades que se reproduzem por meio de intercâmbios de mercadorias. Usando um está ativo, o outro está em potencial.
Explique o duplo caráter do trabalho.
- Trabalho concreto:
Determina o valor de uso e as qualidades da mercadoria, ou seja, é o trabalho realmente realizado, com suas qualidades e utilidade para a mercadoria.
- Trabalho abstrato:
Determina o valor de troca. É abstração quantitativa, relativa, ou seja, dá condições de se comparar trabalhos diferentes
Explique como é determinado o valor de uma mercadoria.
O valor é determinado a partir da quantidade de trabalho socialmente necessário para a reprodução da mesma. É o tempo do trabalho social que nela se cristaliza. Esse julgamento social é a explicação de que o tempo de trabalho não é determinado pela quantidade de horas que um certo indivíduo demora na realização da produção da sua mercadoria, e sim pelo tempo que a sociedade julga ter sido o tempo de produção da mercadoria.
Por que a troca só se efetiva a troca entre mercadorias de valores de uso diferentes e valores de troca iguais? Se uma pessoa decide trocar uma mercadoria significa que o valor de uso da mesma já não o interessa mais, portanto o dono da mercadoria está disposto a