“A evolução do capitalismo”
Resenha apresentada como requisito parcial para a obtenção de conceito na disciplina de Teoria das Organizações do Programa de Pós-graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia.
Docente: Prof. Dr. Theofilo Alves de Souza Filho
PORTO VELHO
2012
RESENHA: DOBB,Maurice. A Evolução do Capitalismo. Rio de Janeiro: LTC, 1987.
CAPÍTULO I - O CAPITAL
O autor da obra “A Evolução do Capitalismo” Maurice Dobb, é um clássico da história econômica, Dobb, é professor emérito de economia da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
Nesta obra o autor tem como objetivo traçar de forma evolutiva e didática todo o processo de evolução do capitalismo. No capítulo I, o autor traça uma discussão sobre o conceito de capitalismo, primeiro o autor afirma que o conceito de capitalismo está muito atrelado ao Laissez-faire e ao livre empreendedorismo, ou seja seria o conceito nesta visão como o espírito de empreender.
Em segundo lugar o autor faz uma referencia ao conceito mais traçado dentro da história que implica em afirmar o capitalismo como organização de produção para um mercado distante enfatizando mais as relações sociais.
Em terceiro lugar, temos o significado mais Marxista, que não buscava a essência do capitalismo num espírito de empresa, este conceito mais usado por Marx toma uma forma mais técnica é se estende para a economia clássica como se fosse uma técnica de produção se desvinculando um pouco menos como organização de produção e mais como uma relação social de apropriação de poder entre o capitalista e o proletariado.
CAPÍTULO II - O DECLÍNIO DO FEUDALISMO E O CRESCIMENTO DAS CIDADES
O Autor nesse capítulo faz uma discussão acerca do declínio do feudalismo, e afirma que para a Dra. Helen Cam, no regime feudalista a posse das terras representava a fonte do poder político, portanto, para o historiador da economia o cultivo da terra pelo exercício de direitor sobre as pessoas. A ênfase da