Evolução do capitalismo
O capitalismo é um sistema financeiro que se inicia por volta do século XVI, quando termina o Feudalismo. Divide-se em três fases, a comercial, a industrial e a financeira.
1500 à 1780 – Com as Grandes Navegações, surgiu o capitalismo comercial, gerando a circulação de mercadorias, principalmente entre países como a Ásia, África e América, formando uma rede de fluxos mundial.
1780 à 1870 – Quando a Inglaterra começou a desenvolver seus métodos de produção surgiu o capitalismo industrial, que visava a produção de mercadorias em série, pela mecanização, gerando assim, alta taxa de desemprego da classe operária. Muitos outros países adotaram o sistema, começando a gerar a concorrência entre os países.
1850 - De acordo com Magnoli (2002), a Grã-Bretanha pagava cerca de 5 milhões de dólares para os EUA, de juros e dividendos, porque os EUA supriam a necessidade Britânica de armamentos e matérias-primas durante a Primeira Guerra Mundial.
1870 à 1929 – Inicia-se o Capitalismo Financeiro. Após a Segunda Grande Guerra, houve a união entre o capital bancário e a indústria, levando a formação de uma nova divisão internacional do trabalho. Começa-se a expansão e o surgimento de grandes corporações e empresas transnacionais.
1901 à 1948 – Esse período ficou conhecido como a “Era da Catástrofe”. Após a Segunda Grande Guerra os EUA detinham cerca de 70% das reservas internacionais de ouro, assim em 1944, o dólar se tornou a moeda referência para as trocas comerciais.
1929 – Quebra da Bolsa de Valores, gerando uma crise nos sistema financeiro mundial.
1948 à 1952 – Esse período ficou conhecido como os “Anos Dourados” do capitalismo, anos em que se visualizou todos os benefícios que esse modelo econômico poderia apresentar: aumento de produtividade, dos salários e da geração de empregos.
1953 – A super produção deixou muitos países sem terem para quem vender, levando a economia mundial à crise.
1945 à 1973 – Terceira Revolução