Comunicação
Como vivemos em uma sociedade, a comunicação está presente de forma indispensável no nosso cotidiano. Aliás, ela não é algo que está apenas ligado com a sociedade, mas sim, uma faz parte da outra, não sendo possível haver uma sociedade pensante sem a comunicação. Seja na fala, na escrita, nos gestos, no olhar, no comportamento e até mesmo pelo próprio silencio, a comunicação está presente em diversos âmbitos sociais.
A comunicação também está diretamente relacionada com a cultura. É a partir dela que um ser “aprende” a ser um membro da sociedade. O ato de se comunicar é uma necessidade básica do ser humano, sendo incontáveis os atos de comunicação realizados em um único dia, por exemplo.
Assim como nossos hábitos e tecnologias, a comunicação também evolui de acordo com as necessidades, como a de expandir a troca de informações entre as pessoas. Uma sociedade ou comunidade aprende a se adaptar socialmente e suprir necessidades comunicativas, de trocas de informação e relações sociais.
Diversos ramos da ciência foram e ainda são aliados ao desenvolvimento da linguagem e da comunicação; como a mecânica, química, eletrônica etc. Sendo, inclusive, a informática criada a partir do vínculo entre os meios de comunicação e o processamento de dados.
A comunicação, de forma geral, possui seus elementos básicos, que são: a situação onde ela é realizada, os interlocutores participantes, os conteúdos e/ou mensagens, os signos (forma em que a comunicação é representada) e os meios usados para empregar a comunicação.
O ato de se comunicar serve para que as pessoas se relacionem entre si, transformando a si próprias e a realidade. A partir da comunicação que se compartilham ideias, experiências, conhecimentos, cultura... Logo, é possível concluir que a comunicação possui grande poder sobre a sociedade. Por tal motivo, a comunicação deveria ser algo mais trabalhado e orientado pela sociedade, pois o ser humano, com uma capacidade de