O que é Serviço Social
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CAMPUS I
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL
PROFESSORA: ELIZANGELA GLÓRIA CARDOSO
TURMA: 2013/1 – 1º PERÍODO
INTEGRANTES DO GRUPO:
ELYETTH FERREIRA DOS SANTOS
ILZA MATOS
JULIANA
Mirian Oliveira Cardoso
NYLVÂNIA CÉZAR NOVAIS DE ALMEIDA
DAS DAMAS DA CARIDADE A MARY RICHMOND
Palmas/TO
Abril/2013
O QUE É SERVIÇO SOCIAL
Resumo
O Serviço social foi estruturado século atrás, sendo que no inicio ele possuía um caráter filantrópico que esteve a serviço da burguesia e recebeu forte influência das doutrinas sociais da igreja católica. A princípio seu trabalho foi desenvolvido como forma de caridade, isto é, a moça (dama de caridade) a serviço da igreja, dava ajuda aos pobres. Por isso os muitos estigmas até os dias atuais, que o “Assistente social é aquela moça boazinha que o governo paga para ter dó dos pobres.”
Hoje o serviço social integrar a base social das políticas públicas para corrigir os problemas das desigualdades sociais.
Introdução
Quando se consolidou o processo de industrialização, conhecido na história como Revolução Industrial, gerou-se muitas formas significativas de impactos sociais na estrutura societária vigente. Nesse cenário de grandes questões sociais, surgiram as bases estruturadoras do Serviço Social implantada na assistência prestada as pessoas despossuídas de bens materiais e até mesmo de alimentos de subsistência. A princípio a profissão era desenvolvida essencialmente por mulheres, ou seja, ricas damas de caridade e essas senhoras da sociedade que ajudavam os menos afortunados com alimentos e roupas, atualmente cederam lugar às filhas da classe média ou dos trabalhadores urbanos. Contudo o texto de Ana Maria R. Estevão faz um breve histórico do desenvolvimento do Serviço Social e nós mostra que o mesmo pode até ter sido fundado para fazer caridade e prestar