agregados
O conhecimento de certas características dos agregados (isto é, massa específica, composição granulométrica e teor de umidade) é uma exigência para a dosagem dos concretos.
A porosidade ou a massa específica, a composição granulométrica, a forma e textura superficial dos agregados determinam as propriedades dos concretos no estado fresco. Além da porosidade, a composição mineralógica do agregado afeta a sua resistência à compressão, dureza, módulo de elasticidade e sanidade, que por sua vez influenciam várias propriedades do concreto endurecido contendo o agregado.
Geralmente, as propriedades dos agregados são discutidas em duas partes com base nas propriedades que afetam:
As proporções de dosagem;
Comportamento do concreto fresco e endurecido.
Devido à considerável sobreposição dos dois aspectos, é mais apropriado dividir as propriedades nos seguintes grupos, baseados na microestrutura e condicionantes de fabricação:
Características dependentes da porosidade: massa específica, absorção de água, resistência, dureza, módulo de elasticidade e sanidade;
Características dependentes das condições prévias de exposição e condicionantes de fabricação: tamanho, forma e textura das partículas;
Características dependentes da composição química e mineralógica: resistência, dureza, módulo de elasticidade e substâncias deletérias presentes.
Massa Específica e Massa Unitária
Para fins de dosagem do concreto, não é necessário, determinar a massa específica real de um agregado. Para efeito de dosagem do concreto, é importante conhecer o volume ocupado pelas partículas do agregado, incluindo os poros existentes dentro das partículas. Portanto, é suficiente a determinação da massa específica, que é definida como a massa do material por unidade de volume, incluindo os poros internos das partículas.
Além da massa específica, outra informação usualmente necessária para a dosagem de concretos, é a massa