trabalho de projeto de intervenção
Hospital
HISTÓRICO:
1-Os hospitais surgiram como lugares de acolhida de doentes e peregrinos, durante a Idade média, eram locais de hospedagem. Antigamente identificava as condições econômicas, políticas e culturais da estrutura social. O HOSPITAL FOI VISTO COMO INSTRUMENTO TERAPÊUTICO SOMENTE A PARTIR DO FINAL DO SÉCULO XVIII. EM 1780 SE RECONHECEU COMO LOCAL DE CURA. Foucault( 1979).
Atualmente o hospital é um local destinado ao atendimento de doentes para proporcionar o diagnóstico, que pode ser de vários tipos: Laboratorial, Clínico e Cinesiológico-funcional. Através do diagnóstico se oferece tratamento e cura se possível.
2-DIFERENCIAÇÃO:
-PÚBLICOS (podem ser regionais e locais de acordo com a área de abrangência da população a ser atendida);
PRIVADOS Clínicas que cobram pelos serviços prestados, podem pertencer aos planos de saúde;
-DE GRANDE E MÉDIO PORTE (dependem da entidade mantenedora e número de leitos que oferecem);
3-PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM EM UM HOSPITAL:
Limpeza, administração, diretoria, recepção, médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, téc. enfermagem, assistentes sociais, psicólogos entre outros.
4-DEPARTAMENTOS:
Os principais departamentos de um hospital são: corpo Clínico ( diretoria),serviço de arquivo médio e estatística( SAME),setor administrativo, setor de Manutenção, setor financeiro,oncologia, centro de trauma, unidade de queimados, cardiologia e UTI.Também existem as unidades de suporte, que auxiliam no tratamento e no diagnóstico médico. As mais comuns são: farmácias, patologia, radiologia, bioimagem.
5-POLÍTICAS QUE NORTEIAM O ESTABELECIMENTO
5.1HUMANIZA SUS
Fortalecimento do controle social com caráter participativo em todas as instâncias gestoras do SUS;
O pacto entre os diferentes níveis de gestão do SUS (federal, estadual e municipal), entre as diferentes instâncias de efetivação das políticas públicas de saúde (instâncias da gestão e da