Evolução das Teorias Administrativas
Nomes: Giseli Dias e Karin Ana Momberger
1. Princípio de planejamento: substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação pelos métodos baseados em procedimentos científicos.
2. Princípio de preparo: De acordo com o método planejado selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor. Além do preparo da mão de obra, preparar também as máquinas e equipamentos de produção.
3. Princípio do controle: controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto
4. Princípio da execução: distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades,para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada.
1. Estudar o trabalho dos operários, decompô-lo em seus movimentos elementares e cronometrá-lo para, após uma análise cuidadosa, eliminar os reduzir os movimentos inúteis e aperfeiçoar e racionalizar os movimentos úteis.
2. Estudar cada trabalho antes de fixar o modo como deverá ser executado.
3. Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com as tarefas que lhes serão atribuídas.
4. Dar aos trabalhadores instruções técnicas sobre o modo de trabalhar, ou seja, treiná-los adequadamente.
5. Separar as funções de preparação e as de execução, dando
Ihes atribuições precisas e delimitadas.
6. Especializar e treinar os trabalhadores, tanto na preparação e no controle do trabalho quanto na sua execução. 7. Preparar a produção ou seja planejá-la e estabelecer prêmios e incentivos para quando forem atingidos os padrões estabelecidos, bem como outros prêmios e incentivos maiores para quando os padrões forem ultrapassados. 8. Padronizar os utensílios, os materiais, o maquinário e o equipamento e os métodos e processos de trabalho a serem utilizados.
9. Dividir proporcionalmente (entre a empresa, os acionistas,
os