Resumo Evolução das Teorias Administrativas
A Ciência da Administração surgiu no século XX, e a partir dela o desenvolvimento da administração foi perceptivél. A administração como é hoje é resultado histórico de muitos fatos estudados anteriormente.
Administração Cientifica: Ultiliza da exploração dos funiconários para seu própio interesse. Estimula-se a alienação do funcionário, falta de consideração e deficiência das condições sociais. O pensamento do patrão é de que como ele paga ele pode, fazendo o que quiser com os funcionários, fazendo uso da imposição, abaixado o rendimento do funcionário.
Teoria Clássica da Administração: Comandada por Henry Fayol, educado na França, onde trabalhou e desenvolveu seus estudos. Na teoria de Fayol, a ênfase é colocada na estrutura da organização. O objetivo é sempre buscar mais, maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa. Ela partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural.
Segundo Fayol, seu êxito se deva não só às suas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregava. Ele procurou demonstrar que, com previsão científica e métodos adequados de gerência, os resultados desejados podem ser alcançados.
Teoria das Relações Humanas: O principal foco dessa teoria é nas pessoas. Mayo (pioneiro das relações humanas) deixa de lado as máquinas, o método de trabalho e a organização formal para dar lugar aos aspectos psicológicos e sociológicos.
Os princípios básicos da teoria são:
1) Quanto maior a integração social, melhor vai ser a produção.
2) As sanções sociais serviam de incentivo para os trabalhadores.
3) Formações de vários grupos diferentes, fazendo com que o comportamento fosse diferente, as recompensas, as punições.
4) Se ficasse em trabalho simples, repetido, o trabalhador não renderia seu máximo, fazendo com que baixasse a produção.
5) Relações humanas tem que ser intensas e constantes.
Ênfase na tecnologia e no ambiente: