Igrejas protestantes
Divisões: Idade Antiga - (1º,2º e 3º período) 33 a 590 d.C. Idade Média - 590 a 1517 d.C. Idade Moderna - 1517 a 1911 d.C. Pentecostalismo - 1906
________________________________________
Idade Antiga - 1º Período (33 a 100) - Apostólico
Características: Foi a Igreja de crescimento rápido e grandes sinais;
Liderança: Nesse Período a Igreja estava sob a liderança dos apóstolos;
Obra missionária: Era realizada por Paulo e seus companheiros, a Igreja se expandiu para as cidades gregas em três continentes;
Perseguição: Acontecia nas cidades gregas por parte dos judeus que viviam nestas cidades;
Heresias: A Igreja enfrentou os Cristãos Judaizantes e o gnosticismo;
O Gnosticismo talvez fosse a heresia mais perigosa que ameaçava a igreja primitiva durante os primeiros três séculos. Influenciado por filósofos como Platão, o Gnosticismo é baseado em duas premissas falsas.
Primeiro, essa teoria sustenta um dualismo em relação ao espírito e à matéria. Os gnósticos acreditam que a matéria seja essencialmente perversa e que o espírito seja bom. Como resultado dessa ideia os gnósticos acreditam que qualquer coisa feita no corpo, até mesmo o pior dos pecados, não tem valor algum porque a vida verdadeira existe no reino espiritual apenas. (Adorar do jeito grego)
Segundo, os gnósticos acreditam que possuem um conhecimento elevado, uma “verdade superior”, conhecida apenas por poucos. O Gnosticismo se origina da palavra grega gnosis, a qual significa “saber”, pois os gnósticos acreditam que possuem um conhecimento mais elevado, não da Bíblia, mas um conhecimento adquirido por algum plano místico e superior de existência.
Os gnósticos se enxergam como uma classe privilegiada e mais elevada sobre todas as outras devido ao seu conhecimento superior e mais profundo de Deus.
Acontecimentos: Incêndio de Roma (64) e Destruição de Jerusalém (70).
Fidelidade a Palavra de Deus: Neste período os apóstolos