Igrejas Protestantes no Brasil
Pentecostais
Neopentecostais
Índice
Os Pentecostais
Origem
Os Pentecostais no Brasil
A Origem da Congregação Cristã no Brasil
A Origem da Assembléia de Deus no Brasil
A Origem dos Pentecostais da Segunda Geração
Igrejas pentecostais
Igrejas Neopentecostais
Os Neopentecostais
Origem
Igreja neopentecostal no Brasil
Protestantes Históricos
Conclusão
Bibliografia
Os Pentecostais
Origem
O primeiro grupo de pentecostais conseguiram sua membresia das igrejas Holiness Weslyanas , um grupo de metodistas e, em muitos casos, dos grupos renovados onde elas começaram (batistas, metodistas, presbiterianas). O primeiro grupo enfatizava o falar em línguas estranhas como evidência do Batismo no Espírito Santo. Em termos de data, foi provavelmente a abertura do Bethel Bible College em Topeka, Kansas, dirigido por Charles Parhan, em outubro de 1900.
Em primeiro de Janeiro de 1901 os alunos deste colégio estavam estudando a obra do Espírito Santo, e uma das alunas, Agnes Osman, pediu aos seus colegas que lhe impusessem as mãos para que ela recebesse o Espírito. Ela falou em línguas, e mais tarde, outros estudantes falaram em línguas também.
Parhan abriu outra escola em 1905, na cidade de Houston, Texas. Foi de lá que William J. Seimor, um aluno negro, ao receber o mesmo dom, tornou-se mais tarde o líder de uma missão no número 312 da Rua Azusa em Los Angeles, no ano de 1906. Falar em línguas se tornou comum nessa missão. Pessoas que vinham visitá-la tiveram experiências similares e levaram a mensagem para outros países. Pode-se dizer que a Missão da rua Azusa é a mãe do pentecostalismo mundial. Essa missão chamava-se "Missão Apostólica da Fé". Este nome durou até 1914 quando foi mudado para "Assembléia de Deus".
Muitos jovens pregadores e aspirantes a pregadores iam ter com William J. Seimor para receber os dons. Foi assim que Gunnar Vingren e Daniel Berg, os fundadores da Assembléia de Deus no Brasil, tornaram-se pentecostais em