Evolução das Organizações
CORRÊA, Henrique l. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2. ed. SÃO PAULO: Atlas, 2008. p. 25-34.
Obras desenvolvidas a alguns anos atrás,como : A grande Muralha da China , As Pirâmides do Egito aparecem como processos a ter exigênçias gerênçiais de alguém pra comandar ou seja um administrador. Logo se teve uma preocupação quanto a gestão de projetos levando em conta tempo e recursos. Defoe relata que eram realizados de forma sistematizados, e em algum tempo depois se popularizou. Taylor e Ford foram portantes na criação das condições para produção em grande escala,acarretando uma progressão no setor de operações,isso século dezoito.
Com o surgimento do setor automobilístico. Watt em mil setecentos e setenta e seis vendeu seu primeiro motor a vapor na Inglaterra, começando em fábricas de artesanatos de aço e ferro. Dando inicio assim a primeira revolução industrial, mudando totalmente o jeito de produzir na indústria, tendo como base o trabalho mecanizado substituindo a tarefa manual.
Avanços tecnologicos facilitou tanto a forma de trabalho, fazendo com que o número de fábricas aumentasse rápidamente.
A Inglaterra se tornou lider mundial no ramo indústrial e tecnologico, alcançou elevados progressos na produção de equipamentos têxteis, motores a vapor dentre outros . Essa evolução acabou atingindo artesãos pelo fato de trabalharem de forma manual que por sua vez tinha uma demora na entrega da mercadoria, com essse concorrente tão poderoso houve a necessidade de inovar nos seus métodos e equipamentos.
Pequenas fábricas começaram a dominar os Estados Unidos. Por não terem um lider os artesãos trabalhavam de forma desorganizada e tinham a tradição de uma só pessoa fazer todo o trabalho passo a passoissos ocasionava uma variação de qualidade e um custo maior no preço.
“Em cada estação de trabalho, haveria um número certo de ferramentas, máquinas, componentes e pessoas