A evolução do trabalho na organizações
A preocupação com a qualidade de vida no trabalho levou a organização em oferecer um ambiente de trabalho com condições favoráveis, sejam de segurança, satisfação das necessidades, motivação e outros fatores que estejam relacionados ao bem estar das pessoas.
No inicio da civilização o sistema social era formado por pequenos grupos e tribos, a economia baseava-se na colheita, caça e pesca, não existia método de produção e a tecnologia era rudimentar. Adotava-se o paradigma de que o mundo era visto puramente em termos naturais, todos os insumos provinham do meio ambiente habitado.
Através da caça e pesca podemos notar o surgimento da administração, pois a partir do momento que um pequeno grupo começam a andar juntos e a desenvolver conceitos de grupos que vivem e interagem entre si. A administração nesse grupo esta a partir que eles se organizavam para a caçar com o objetivo se saciar a fome, provavelmente no momento eles faziam um planejamento básico de quantos indivíduos iriam a caça, quem fariam o que no processo, onde provavelmente estaria a caça, onde ficaria à sua espera e, até mesmo se esperariam e por quanto tempo fariam. Uma organização que encontra fatores históricos na administração era um Egito por volta de 3100 a.c, existia nele um rio o Rio Nilo que era o principal meio de sobrevivência, pois a vida dos egípcio era baseada no conceito simple do ciclo da inundação: quando havia inundação, o solo ás margens do rio inundava. Quando o rio voltava so seu leito normal, as margens ficavam altamente férteis e os egípcios ali cultivavam suas plantações, aproveitando-se do recurso natural.
Com esses problema das cheias e secas do rios os egípcios perceberam que para sobreviver precisavam trabalhar com longo prazo e para isso analisaram os elementos que tinham em mãos que era os estudos das estrelas e eles atentaram para o fato de que a inundação iniciava-se pouco tempo depois que a estrela Siriús desaparecia a