Evolução da área de recursos humanos
Com a revolução industrial iniciada na Inglaterra no final do século XIX o trabalho artesanal começa a ser superado pela máquina. Os trabalhadores perderam o controle do processo da produção e passaram a trabalhar para um empregador que era o dono das maquinas.
Essa nova maneira de trabalho faz com que grande parte da população que vivia na área rural se mudasse para as cidades. O inicio da revolução industrial foi muito difícil para os operários, pois os mesmo viviam em condições precárias, trabalhavam quase 80 horas semanais e o salário pago pelos empregadores era baixo.
Se considerarmos o profissional que recruta as pessoas como um funcionário de Recursos Humanos, podemos concluir que esse departamento foi criado juntamente com a indústria.
Breve resumo da evolução do RH nas décadas do século XX no Brasil.
- Década de 30: era constituída pelos donos da empresa e a política era de imposição
- Década de 40: nessa época o Brasil era governado por Getulio Vargas que no dia 1 de maio criou a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), cujo modelo era inspirado na "Carta Del Lavoro", promulgada na Itália. Criou também o Ministério do Trabalho e as primeiras leis trabalhistas do país, assim instituindo o tempo da jornada de trabalho, férias remuneradas, registros, etc.
Com esse cenário o departamento de Recursos Humanos passou a ser formado por advogados, para entenderem as leis e não cumpri-las.
- Década de 50: o RH vê os empregados como processos.
- Década de 60: Promulgação das leis de segurança, Saúde ocupacional e pensões. Começa a surgir sindicatos e a empresa percebe a importância do trabalho em equipe.
- Década de 70: começa a ser formado por administradores de empresas.
- Década de 80: formado por psicólogos, são capazes de gerenciar os profissionais e suas necessidades motivacionais.
- Década de 90: Globalização, necessidade de produzir em alta velocidade, busca de modernização. As empresas começam a